domingo, 12 de dezembro de 2010

HOMENAGEIO OU AGRADEÇO?

Areal-RJ, 07 de dezembro de 2010.


Meus Caros e Caras,

Sou filho do Cte Galvão. Pilotou todas as aeronaves da PAB. Quando arrancaram suas asas ao falirem-na, as de meu Pai desapareceram. Teve convites para voar na Swissair e na TAP, mas recusou os dois.

Para ele voar era Panair e Panair era voar. Os amigos de trabalho, para nós seus filhos, não eram Sr. ou Sra., mas Tio e Tia. Nós filhos, também éramos Panair.

Graças a Deus, ainda o temos hoje com 89 anos. Logo, me sentarei ao seu lado como se estivéssemos nas cabinas, do Catalina, DC-3, DC-6, DC-7, Constellation, Caravelle, DC-8 e, com ele no comando, voaremos nas Asas da Panair do Brasil, através esse documentário, revivendo vitórias, derrotas amizades, valores e muito mais.

A saga da nossa empresa e de seus funcionários finalmente está retratada através de imagens. Seus funcionários nunca serão ex, pois a PAB nunca acabou. Agora a temos muito além do coração e da memória. Ela existe e existirá por muito tempo nos corações das gerações que a operavam, e de suas famílias e, de todas as gerações seguintes que através do sentimento de seus genitores aprenderam e aprenderão a conhecê-la e a acolherem em seus corações. Agora com mais uma memória, concreta, uma obra em filme, PANAIR DO BRASIL.

Agora, peço licença a vocês, pois acabaram de me chamar para dirigir-me ao comando, pois meu Pai me aguarda na cabina para iniciarmos nosso longo vôo.

Dedico essas palavras a todos os funcionários, familiares, parentes, amigos e admiradores da Panair do Brasil que como eu, tenho certeza que em seus corações aconchegada e amada ela está e dedico também, é claro, ao Meu Pai.


Abraços a todos,
Luiz A. C. Galvão

5 comentários:

Luiz Galvão disse...

Prezado Sr. Galvão,

Tenho 56 anos, sou paulistano mas desde pequeno meu pai me levava à AFA de Congonhas. Me lembro perfeitamente da Panair. Tenho até uma foto do DC-3 "Bandeirante João Pereira de Sousa Botafogo" "PP-PCC"que está no fotolog.
Sou saudosista da Panair e de outras empresas também.
Às vezes a derrota se transforma em vitória. Grandes empresas como Real, o Loide Aéreo, a Cruzeiro, a Vasp e a própria Varig desapareceram em prosaicas operações negociais e nenhuma delas teve a mística da Panair. O sofrimento transformou-se em heroísmo.
Sds e Feliz Natal/2011
Carlos Roberto

Chico disse...

Tenho 28 anos e acabei de ver o filme sobre a Panair do Brasil. Não tenho idade para me lembrar da companhia e não sabia de sua trajetória antes de assistir o documentário.

Fiquei mesmo emocionado e perplexo ao perceber mais essa face desse capítulo tão escuro da história brasileira.

O pouco que o filme me passou sobre a experiência de voar na PanAir já conseguiu fazer surgir em mim uma grande admiração e uma enorme vontade de voar com essa empresa.

Nesse momento de turbulência na aviação comercial brasileira, será que não haveria uma oportunidade de novamente decolar com a PanAir? Quem sabe um único vôo para a Europa com o Padrão PanAir não poderia re-iniciar a carreira da empresa?

É um sonho que não precisa ser impossível. No mundo comercial o marketing é tudo e considerando o peso da marca e o nicho em que ela entraria, isso talvez pudesse ser viável.

Mariana Silveira Nascimento disse...

Caros Leitores do Blog,

Estou em busca de uma pessoa que já foi funcionário da Panair há muitos anos. O nome dele é Filomeno, e ele trabalhou na Panair nos anos 50 na cidade de Bragança-PA.

Minha mãe está em busca do pai que provavelmente pode ser este senhor chamado Filomeno.

Por favor, aguardo qualquer dica de como encontrá-lo ou alguém da família dele.

Muito obrigada.

Mariana Silveira Nascimento
mari.silveirabsb@gmail.com

pg4334@gmail.com disse...

Tenho 79 anos. Aos 16 anos tive como meu primeiro emprego na estação de radio da Panair do Brasil. Trabalhei primeiro como operador de teletipo. Depois como radio telegrafista iniciante. A estação de radio da Panair do Brasil controlava os aviões da Panair e da Panam. Tenho muita saudade dos tempos da PANAIR. Estou procurando alguém que tenha trabalhado na Estação de Radio ou mesmo no balcão da Panair no aeroporto de congonhas onde eu operava o teletipo. Meu nome é Protógenes Guimarães, nome de guerra PG

Luiz Galvão disse...

Meu e-mail é lacgal@hotmail